Sábado – Pense por si

"I can't breathe": a frase que 70 pessoas disseram à polícia antes de morrer

Diogo Camilo
Diogo Camilo 29 de junho de 2020 às 12:29

A morte de George Floyd após um polícia se ter ajoelhado na sua nuca durante 8 minutos e 46 segundos não foi a única nos EUA. E Eric Garner, um dos casos que deu origem ao crescimento do Black Lives Matter, não foi o primeiro. Das 70 vítimas às mãos da polícia norte-americana, mais de metade eram negras.

Pelo menos 70 pessoas morreram nos EUA devido a força policial na última década depois de dizerem "I can’t breathe" (Não consigo respirar, em português). A frase ficou associada ao movimento Black Lives Matter após a morte de Eric Garner que, em 2014, foi estrangulado por um polícia de Nova Iorque enquanto disse estas três palavras 11 vezes antes de perder a consciência. Em maio deste ano, George Floyd morreu asfixiado após um polícia colocar o joelho na sua nuca durante 8 minutos e 46 segundos, enquanto dizia "I can’t breathe".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.