Sábado – Pense por si

França vai começar a falar de desconfinamento nas próximas semanas

Há agora menos pessoas hospitalizadas, com 30.472 pessoas em toda a França e também menos doentes em estado grave, 5.914 - menos 10 do que na véspera.

França Covid-19
França Covid-19 EPA

Com quase 100% dos residentes dos lares com cuidados de saúde integrados já vacinados, o ministro da Saúde francês garantiu hoje que haverá "novos anúncios" ligados ao regresso a "uma vida normal" nas próximas semanas.

"Haverá novos anúncios nas próximas semanas [...] Vamos fazer tudo o que é possível para que daqui a um mês as condições sanitárias nos permitam retomar uma vida mais normal", afirmou Olivier Véran à imprensa.

Numa visita a um centro de vacinação, Véran declarou hoje que quase 100% dos residentes dos lares, que têm uma parte de cuidados de saúde integrada já foram vacinados, e que os indicadores nacionais mostram uma "melhoria", embora o governante prefira mostrar-se "prudente" face aos números.

Há agora menos pessoas hospitalizadas, com 30.472 pessoas em toda a França e também menos doentes em estado grave, 5.914 - menos 10 do que na véspera.

Nas últimas 24 horas morreram 309 pessoas devido ao vírus e o número total de óbitos desde o início da pandemia é 100.433.

Quanto ao número de casos, foram detetados novos 36.442 casos, perfazendo assim 5.224.321 casos confirmados no país.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.987.891 mortos no mundo, resultantes de mais de 139 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.