Sábado – Pense por si

Família reencontra filho 24 anos depois de ter sido raptado

16 de julho de 2021 às 08:00

Criança tinha dois anos e meio quando foi levada por uma desconhecida, em 1997. Pai fez mais de meio milhão de quilómetros em moto durante as últimas duas décadas, em busca do filho. O caso deu origem a um filme.

Guo Gangtang nunca esquecerá o dia 21 de setembro de 1997. O filho de dois anos e meio, Guo Xinzhen, brincava à porta de casa da família, na cidade de Liaocheng, província de Shandong, na China, quando uma mulher desconhecida o levou. No mês seguinte ao desaparecimento, o pai perdeu cerca de 20 quilos e viu a cor do cabelo mudar para branco. Desesperado, decidiu-se a percorrer quase toda a China (exceto Tibete e Xinjiang), em busca do filho, distribuindo panfletos e recolhendo informações. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.