Sábado – Pense por si

Espanha: Pedro Sánchez falha investidura na primeira votação

05 de janeiro de 2020 às 11:46
As mais lidas

Líder do PSOE deverá ser empossado pelo parlamento esta terça-feira.

Não foi desta: Pedro Sánchez, líder dos socialistas emEspanha, falhou a investidura na primeira votação no parlamento espanhol. Conseguiu 166 votos a favor, 165 contra, e 18 abstenções.

O líder do PSOE terá uma nova votação pela frente na terça-feira, em que só precisa de maioria simples. Espera-se mais um voto a favor - ou seja, 167 - visto que uma deputada do En Comú está doente e não pôde votar este domingo, segundo o El Mundo

O candidato do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) precisava, nesta primeira tentativa, de ter conseguido o apoio de metade mais um, 176 votos, da totalidade dos 350 deputados espanhóis, para ser confirmado no lugar que ocupa desde junho de 2018.

O debate da investidura de Sánchez começou no sábado. O PSOE de Sánchez e o Unidas Podemos de Pablo Iglesias irão formar um governo de coligação. Mas como ficaram abaixo da maioria com 155 assentos num parlamento de 350 lugares, Sánchez terá que colher o apoio dos pequenos partidos regionais.

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.