Sábado – Pense por si

Ensaio: As ideias de Trump resistem

Vasco Rato
Vasco Rato 20 de novembro de 2022 às 18:00

O trumpismo não vai desaparecer com a eventual saída de palco do seu criador. Como a base eleitoral do Partido Republicano foi – e é – dominada pelos argumentos do ex-presidente.

Em 2016, Donald Trump irrompe subitamente na cena política nacional e internacional, acusando o establishment de “traição total” por ter sacrificado os trabalhadores americanos aos interesses de Estados estrangeiros e à globalização, que o então candidato caracteriza como a “deslocação dos nossos postos de trabalho, da nossa riqueza e das nossas fábricas para o México e além-mar”. A fim de resgatar a “grandeza da América”, realça que “o americanismo, e não o globalismo, será o nosso credo”. Promete que, consigo na Sala Oval, o “povo americano voltará a estar em primeiro lugar”.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.