Sábado – Pense por si

Encontrados 32 corpos em valas comuns no México

25 de novembro de 2016 às 09:56
As mais lidas

As autoridades mexicanas já retiraram, ao longo da semana, um total de 32 corpos e nove cabeças de diversas valas no estado de Guerrero, no sul do país

As autoridades mexicanas revelaram, na quinta-feira, ter retirado um total de 32 corpos e nove cabeças de diversas valas no estado de Guerrero, no sul do país.

Os restos mortais foram descobertos entre terça e quinta-feira em 17 valas numa zona montanhosa na aldeia de Pochahuixco, do município de Zitla, uma região sitiada por conflitos entre cartéis de droga rivais. "As descobertas são terríveis", disse Roberto Alvarez, porta-voz da segurança do estado mexicano de Guerrero.

Os corpos foram levados para a capital do estado, Chilpancingo, para serem identificados, indicou o mesmo responsável num comunicado. O anterior balanço dava conta da descoberta de 19 cadáveres.

O estado de Guerrero, maioritariamente rural, registou 1.832 homicídios entre Janeiro e Outubro. A manter-se o ritmo de mortes, Guerrero pode fechar o ano com uma taxa de 60 homicídios por 100 mil habitantes.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.