Sábado – Pense por si

Covid-19. Pode a suspensão de patentes resolver a falta de vacinas?

Diogo Camilo
Diogo Camilo 12 de maio de 2021 às 08:00

EUA estão a pressionar outros países a disponibilizarem vacinas para quem as quiser produzir. Outros países, como a União Europeia e Portugal, dizem que levantamento "não resolve o problema". Farmacêuticas garantem que, sem patentes, não haveria vacina e avisam que processo de produção é "muito longo".

Os EUA pressionaram e a Organização Mundial do Comércio (WTO) definiu o mês de dezembro como data-limite para uma decisão sobre o levantamento das patentes de vacinas contra a covid-19. Ao lado dos Estados Unidos está a Espanha, enquanto o resto da Europa, incluindo Portugal, e as próprias farmacêuticas estão contra a disponibilização da vacina para quem a quiser produzir e apontam que esta não é a solução para a cura da pandemia chegar aos países mais pobres.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ventos de Oeste

Chuvas intensas vão cair (Parte III)

Depois do canalha Musk ter tido o descaramento de declarar que a empatia é uma das fraquezas fundamentais da civilização europeia, eis que a Administração Trump se atreve a proclamar que as actividades da UE minam a liberdade política e a soberania dos povos.