Sábado – Pense por si

Cotrim desiste de candidatura a líder dos liberais no PE quatro horas após a anunciar

Ex-presidente da Iniciativa Liberal era um dos concorrentes à eleição na terça-feira, dia 25.

O eurodeputado da Iniciativa Liberal eleito João Cotrim de Figueiredo desistiu esta segunda-feira da candidatura à presidência do grupo Renovar a Europa, quatro horas depois de a anunciar, devido à perda de apoio de várias delegações.

André Kosters/Lusa

"Depois da retirada de apoio de última hora de várias delegações, decidi não avançar com a minha nomeação para presidente do Renovar a Europa", declarou João Cotrim de Figueiredo, em comunicado.

O ex-presidente da Iniciativa Liberal acrescentou, durante o período de anúncio da candidatura e retirada, teve "discussões francas e frutíferas" com a atual presidente do grupo político, a eurodeputada francesa Valérie Hayer.

"Concluímos que partilhamos uma preocupação comum sobra a necessidade de fazer o Renovar a Europa evoluir em resposta às indicações que nos deram os últimos resultados eleitorais", acrescentou.

A eleição vai realizar-se na terça-feira, pelas 16h locais (15h em Lisboa), no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

(Notícia atualizada às 22h01, com a retirada da candidatura de Cotrim de Figueiredo.)

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.