O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Cho Hyun, disse no sábado que mais de 300 sul-coreanos estavam entre as 475 pessoas detidas.
A Coreia do Sul afirma ter chegado a um acordo com os Estados Unidos da América (EUA) sobre a libertação dos trabalhadores sul-coreanos detidos numa fábrica da Hyundai no estado norte-americano da Geórgia.
Vista exterior da fábrica da Hyundai Motor GroupAP Photo/Mike Stewart, File
O chefe de gabinete presidencial, Kang Hoon-sik, anunciou hoje que a Coreia do Sul e os EUA finalizaram as negociações sobre a libertação dos trabalhadores, acrescentando que ainda falta tomar algumas medidas administrativas não especificadas.
Segundo Kang Hoon-sik, a Coreia do Sul planeia enviar um avião fretado para trazer os trabalhadores de regresso a casa.
O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Cho Hyun, disse no sábado que mais de 300 sul-coreanos estavam entre as 475 pessoas detidas.
Na quinta-feira, cerca de 475 pessoas foram detidas durante uma operação de imigração numa fábrica automóvel sul-coreana, Hyundai, na Geórgia, nos Estados Unidos (EUA), informou um responsável da Segurança Interna do país.
Em conferência de imprensa na sexta-feira, o agente especial responsável pelas Investigações de Segurança Interna, Steven Schrank, acrescentou que a maioria das pessoas detidas era da Coreia do Sul.
O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Sul, Lee Jaewoong, descreveu o número de sul-coreanos detidos como "grande", embora não tenha fornecido um número exato.
A Coreia do Sul manifestou ainda "preocupação e pesar" com a operação de imigração dos EUA na fábrica com cerca de 1.200 trabalhadores.
O Departamento de Segurança Interna referiu em comunicado que os agentes executaram um mandado de busca "como parte de uma investigação criminal em curso sobre alegações de práticas ilegais de emprego e outros crimes federais graves".
A operação de quinta-feira teve como alvo uma das maiores e mais importantes fábricas da Geórgia, anunciada pelo governador e outras autoridades como o maior projeto de desenvolvimento económico da história do estado.
A fábrica, que ocupa 12.000 metros quadrados, foi elogiada pelo governador da Geórgia, Brian P. Kemp, como o maior projeto de desenvolvimento económico da história do estado.
O Hyundai Motor Group, o maior fabricante automóvel da Coreia do Sul, começou a fabricar veículos elétricos há um ano na fábrica de 7,6 mil milhões de dólares (cerca de 6.800 milhões de euros).
A administração do presidente Donald Trump realizou operações abrangentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega dos EUA, como parte de uma agenda de deportação em massa.
Os agentes de imigração realizaram rusgas (operação policial inesperada) a quintas, obras, restaurantes e oficinas.
O Pew Research Center, citando dados preliminares do Census Bureau, afirma que a força de trabalho dos EUA perdeu mais de 1,2 milhões de imigrantes de janeiro a julho.
Os números incluem pessoas que estão no país ilegalmente, bem como residentes legais.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Só espero que, tal como aconteceu em 2019, os portugueses e as portuguesas punam severamente aqueles e aquelas que, cinicamente e com um total desrespeito pela dor e o sofrimento dos sobreviventes e dos familiares dos falecidos, assumem essas atitudes indignas e repulsivas.
Identificar todas as causas do grave acidente ocorrido no Ascensor da Glória, em Lisboa, na passada semana, é umas das melhores homenagens que podem ser feitas às vítimas.
O poder instituído terá ainda os seus devotos, mas o desastre na Calçada da Glória, terá reforçado, entretanto, a subversiva convicção de que, entre nós, lisboetas, demais compatriotas ou estrangeiros não têm nem como, nem em quem se fiar