"É a versão norte-americana do nazismo, superando de longe os movimentos fascistas do século passado na sua natureza feroz, brutal e chauvinista", indica um despacho
A Coreia do Norte criticou hoje a política "América primeiro" do Presidente norte-americano, Donald Trump, num despacho publicado pela agência de notícias oficial, qualificando-a como "nazismo" do século XXI.
"A ideia [da política 'América primeiro'] é a versão norte-americana do nazismo, superando de longe os movimentos fascistas do século passado na sua natureza feroz, brutal e chauvinista", diz um breve texto publicado pela agência noticiosa norte-coreana KCNA.
Através desta política, Washington não reconhece o direito "à independência e ao desenvolvimento" de outras nações, como a Coreia do Norte, diz o texto.
Para Pyongyang, a política nacionalista defendida por Donald Trump procura "sufocar" outros países em benefício próprio, através da "agressão extrema", tal como quis fazer Adolf Hitler.
A nota da KCNA chega depois de Trump ter, na segunda-feira, voltado a elevar o tom da sua retórica relativamente à Coreia do Norte.
Nas declarações proferidas após um encontro com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, o Presidente dos Estados Unidos afirmou que o regime de Kim Jong-un "está a criar problemas tremendos", os quais devem "ser resolvidos com rapidez".
Trump tem previsto receber, esta semana, em Washington, o recém-empossado Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, num encontro em que o programa nuclear e de mísseis da Coreia do Norte será um dos principais pontos em destaque.
Donald Trump tem advogado por exercer "máxima pressão" sobre Pyongyang, enquanto Seul, sob a nova liderança, parece apostar numa aproximação mais incondicional, apesar de manter os duros pacotes de sanções impostos à Coreia do Norte pelas Nações Unidas.
Ao longo dos últimos meses, o regime norte-coreano tem insistido na realização de testes de mísseis e reiterado que o programa nuclear é inegociável, o que tem contribuído para agudizar o clima de tensão na região.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.