Sábado – Pense por si

China suspende importações da Coreia do Norte

Todas as importações de carvão, ferro, minérios de ferro e de chumbo, animais aquáticos e produtos do mar vão ser interditas

A China anunciou esta segunda-feira, 14, que vai suspender as importações de ferro, chumbo e dos minérios destes dois metais e de produtos do mar da Coreia do Norte, aplicando as sanções decididas pela ONU.

A partir de terça-feira "todas as importações de carvão, ferro, minérios de ferro e de chumbo, animais aquáticos e produtos do mar serão interditas", anunciou o Ministério do Comércio chinês em comunicado.

Lembre-se que a China é o principal parceiro e apoiante da economia norte-coreana.  

Donald Trump pode investigar práticas comerciais chinesas

O presidente dos Estados Unidos vai decidir esta segunda-feira se avança com uma investigação das alegadas práticas comerciais abusivas por parte da China. Caso se confirme as alegadas práticas abusivas, os Estados Unidos podem avançar com tarifas elevadas sobre as exportações. 

Através do jornal China Daily, Pequim já deixou um aviso ao presidente norte-americano, afirmando que se Donald Trump prosseguir com a investigação poderá "envenenar as relações Estados Unidos-China"

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.