Sábado – Pense por si

Casa Branca: a história do palácio do presidente dos EUA

João Carlos Silva
João Carlos Silva 02 de novembro de 2020 às 07:10

Talvez seja a morada mais famosa do mundo: 1600, Pennsylvania Avenue, Washington D.C. É desde o ano 1800 a residência do Presidente dos Estados Unidos da América. Foi o povo que lhe chamou Casa Branca.

A primeira pedra foi lançada a 13 de Outubro de 1792. Levou oito anos a edificar, segundo um projecto de James Hoban, vencedor de uma competição com nove propostas, incluindo uma, anónima, que era de Thomas Jefferson. O arquitecto irlandês desenhou um edifício em estilo neoclássico e escolheu grés de Aquia Creek, na vizinha Virgínia, que era então o mais comum.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.