Sábado – Pense por si

Cambodja regista aumento de 234% nos casos de dengue

No relatório das autoridades refere-se que o vírus da dengue matou 10 pessoas durante o período de Janeiro a Junho deste ano.

O Cambodja registou um total de 5284 casos de dengue nos primeiros seis meses de 2018, um aumento de 234% em comparação com os 1580 casos contabilizados no mesmo período do ano passado, segundo um relatório das autoridades divulgado hoje.

A taxa de incidência foi de 31,7 casos em cada 100 mil pessoas, de acordo com o documento tornado público pelo Centro Nacional de Parasitologia, Entomologia e Controlo da Malária.

No relatório refere-se que o vírus da dengue matou 10 pessoas durante o período de Janeiro a Junho deste ano, mais uma em relação ao mesmo período do ano passado.

Huy Rekol, director da instituição, disse que mais de 71% das pessoas infectadas eram crianças entre os cinco e os 14 anos de idade.

A dengue é uma doença viral transmitida pelos mosquitos Aedes e é geralmente acompanhada por sintomas como dor de cabeça, febre, exaustão, dores musculares e articulares severas, glândulas inchadas, vómitos e erupções cutâneas.

No Cambodja, o pico do período de epidemia de dengue é na estação chuvosa de maio a Outubro.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.