Niloufar queria representar o Irão no Campeonato do Mundo de Futsal na Guatemala, mas o marido recusou dar-lhe autorização. Determinada, conseguiu-a na justiça
No Irão é conhecida por Lady Goal (golo) e é uma das estrelas da equipa feminina iraniana de futsal. Com 30 anos, Niloufar Ardalan conseguiu uma grande vitória, mas esta não foi no campo, foi em tribunal. É que, contra a vontade do marido, mas com autorização da justiça, a mulher vai viajar para o México para participar na preparação da equipa que representa o seu país no Campeonato do Mundo de Futsal, que terá lugar na Guatemala.O marido, o jornalista desportivo Mehdi Toutounchi, tentou impedi-la de sair do país, dando como justificação que a atleta devia estar com o filho no primeiro dia de aulas. A única coisa que conseguiu foi que, em Setembro, Niloufar tenha vindo a público manifestar a sua indignação por precisar de uma autorização do marido para poder sair do país.Decidida a representar o seu país, a atleta recorreu a tribunal e o promotor de justiça deu-lhe autorização para viajar. "Estes jogos são importantes para mim. Como mulher muçulmana queria trabalhar para a bandeira do meu país ser içada, não queria viajar por luxo ou diversão", disse à agência noticiosa Nasimonline.Quanto ao campeonato que se disputa no final do mês não se sabe qual será a contribuição de Lady Goal, mas por agora assegurou uma vitória contra as leis ancestrais e, possivelmente, abriu um precedente para outras atletas femininas iranianas.
Marido proibiu atleta de sair do Irão, mas tribunal autorizou-a
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.