Sábado – Pense por si

Antiga maior árvore de Natal do mundo volta a iluminar Rio de Janeiro

A árvore que até há um mês detinha o recorde do Guinness por ser a maior árvore de Natal flutuante do mundo foi ligada na noite de sábado, no Rio de Janeiro, pelo 20.º ano consecutivo

A árvore que até há um mês detinha o recorde do Guinness por ser a maior árvore de Natal flutuante do mundo iluminou, esta noite, o Rio de Janeiro, pelo 20.º ano consecutivo, com apenas 53 metros de altura.

A inauguração da tradicional árvore de Natal, montada sobre a lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, foi adiada devido aos fortes ventos registados em Novembro que, aliás, destruíram parte da infraestrutura que já se tornou um dos símbolos da cidade.

A árvore flutuante ficou menor, passando do recorde de 85 metros de altura para apenas 53.

Sob o tema "o Natal da Renovação", a estrutura, de 350 toneladas, equipada com 2,5 milhões de micro lâmpadas, foi inaugurada com um espectáculo de fogo-de-artifício, de mais de meia hora, que atraiu milhares de pessoas que o contemplaram a partir de diferentes locais protegidas da chuva.

A Lagoa Rodrigo de Freitas localiza-se numa área nobre do Rio de Janeiro e as suas margens estão próximas de alguns dos bairros emblemáticos da cidade, como Ipanema, Jardim Botânico e Gávea.

A árvore vai estar iluminada todas as noites até ao dia de Reis, 6 de Janeiro.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.