Sábado – Pense por si

Andrew Hosken: "Bagdade é assustadora" 

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 04 de junho de 2016 às 08:00

Repórter premiado da BBC Radio, há muito que acompanha o fenómeno do terrorismo islâmico: foi enviado especial aos Estados Unidos após o 11 de Setembro, cobriu os conflitos na Líbia e no Iraque e esteve recentemente em Paris

Em Julho de 2014, o mundo foi apanhado de surpresa com a proclamação de um califado por parte de um grupo terrorista com o nome de Estado Islâmico (EI). Andrew Hosken estava então em Bagdade ao serviço da BBC Radio. E, ao contrário da maioria, sabia que o grupo não tinha surgido do nada. Decidiu então escrever um livro perceptível "por quem não soubesse nada do Médio Oriente", mas também informativo para "aqueles que estão familiarizados com o problema". Chamou-lheImpério do Medo(editado pela Planeta, é posto à venda esta semana em Portugal).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.