Sábado – Pense por si

A nostalgia do camarada Estaline, admirado por metade dos russos

22 de julho de 2019 às 07:29

As estátuas estão de volta às ruas. Os livros escolares descrevem-no como o modernizador. E há movimentos a exigir a reposição da "justiça histórica"

A descoberta de um busto num lago está ja meses a dividir parte dos 18 mil habitantes de Kusa. Nesta pequena localidade nos Montes Urais há quem, como Irina Aksyonova, preferisse que a figura regressasse para o fundo das águras. E quem, como Stanislav Stafaeye, a queira ver novamente exposta no centro da cidade. A figura no centro do debate é o ditador José Estaline. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.