Sábado – Pense por si

Meninas portuguesas internadas estão fora de perigo

As duas crianças estavam continuam sob observação médica. Incêndio em Londres provocou pelo menos seis mortos e 20 pessoas estão em estado crítico

As duas crianças portuguesas que estavam internadas com prognóstico reservado na sequência do incêndio que hoje de madrugada consumiu um prédio em Londres, enquanto os pais foram assistidos, estão fora de perigo, embora continuem em observação médica, disse fonte da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.

As crianças portuguesas têm 11 e 13 anos. A Secretaria de Estado reiterou que todos os portugueses envolvidos no incêndio estão bem, sendo a situação das crianças a que inspira mais cuidados, apesar de estarem bem.

A polícia metropolitana de Londres confirmou a existência de seis vítimas fatais, ressalvando que o número pode aumentar nas próximas horas.

O serviço de ambulâncias de Londres confirmou ter transportado 64 pessoas para seis hospitais diferentes, estado 20 destas em estado crítico.

Our latest statement on #GrenfellTower. We have treated & taken 64 patients to 6 hospitals. 20 are in critical care https://t.co/5IZS0JeRW3 pic.twitter.com/Ccd6dsRdpH

Joana Gaspar adiantou à agência Lusa que os restantes portugueses já foram contactados pelo consulado e estão bem, embora tenham perdido as suas casas.

O incêndio causou a morte de pelo menos seis pessoas, revelou a polícia metropolitana inglesa num comunicado, adiantando que o número deverá ser superior.

Latest statement re fire at #GrenfellTower. Call Casualty Bureau if concerned about a loved one or if they've been found safe 0800 0961 233 pic.twitter.com/UvM41bFiuO

Segundo o porta-voz da Secretaria de Estado das Comunidades, as duas meninas estão em avaliação clínica.

Três famílias de portugueses e mais dois portugueses residiam no prédio em Londres que hoje ficou destruído por um incêndio, informou a cônsul-geral de Portugal na capital britânica.

O incêndio num prédio residencial em Londres causou "vários mortos" e pelo menos 30 feridos, disseram fontes das autoridades.

"Há vários mortos. Não posso confirmar um número neste momento, devido ao tamanho e complexidade do prédio", afirmou Dany Cotton, responsável pela Brigada de Incêndios de Londres, em declarações à imprensa.

O incêndio de grandes dimensões deflagrou hoje à 01:15 (mesma hora em Lisboa) na torre Grenfell, numa zona próxima de Notting Hill.

Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres