Secções
Entrar

Vulcão russo entra em erupção e deixa aldeias debaixo de cinza

Ana Bela Ferreira 11 de abril de 2023 às 14:23

Shiveluch é um dos mais ativos vulcões do país e entrou em erupção à meia-noite. Lava não deve atingir populações, mas nuvem de cinza já afeta uma área de 108 mil quilómetros quadrados.

Um dos vulcões mais ativos da Rússia entrou em erupção, esta terça-feira. Na península de Kamchatka, no leste da Rússia, há agora várias povoações cobertas de cinza vulcânica e foi também emitido um alerta para a aviação, devido à enorme nuvem de cinzas que se estende por centenas de quilómetros.

1 de 3
Foto: Oleg Bondarenko/Handout via REUTERS
Foto: Instituto de Vulcanologia e Sismologia/Handout via REUTERS
Foto: Instituto de Vulcanologia e Sismologia/Handout via REUTERS

O Shiveluch entrou em erupção pouco depois da meia-noite e atingiu um crescendo seis horas mais tarde. A área afetada pela nuvem vulcânica é agora de 108 mil quilómetros quadrados, segundo o estudo geofísico feito pela Academia Russa de Ciências.

Além das cinzas, a lava também está a derreter a neve e levou as autoridades a emitir um aviso para a possibilidade de fluxos de lama que podem afetar uma autoestrada nas proximidades. As povoações mais próximas têm já uma camada de cinza que chega aos 8,5 centímetros, a maior dos últimos 60 anos, refere a Reuters.

"As cinzas atingiram os 20 km de altura, com a nuvem a deslocar-se para oeste e uma queda muito forte de cinzas nas aldeias próximas", referiu o diretor do estudo geofísico do Kamchatka, Danila Chebrov. "O vulcão estava a preparar-se para isto há, pelo menos, um ano... e o processo continua, apesar de agora ter acalmado um pouco", acrescentou.

Para o especialista, o vulcão deve agora acalmar, embora não seja de excluir que mais cinzas sejam expelidas. Já a lava não deve atingir as aldeias próximas, estimou Chebrov.

Perante a erupção, que continua ativa mais de 15 horas depois, algumas escolas foram encerradas e os habitantes mais próximos do vulcão foram aconselhados a ficar dentro de casa. Já para a aviação foi emitido um alerta de que "a atividade atual pode afetar os voos internacionais e de baixa altitude".

A península de Kamchatka, que se precipita para o Oceano Pacífico a nordeste do Japão, tem cerca de 300.000 habitantes. O vulcão Shiveluch é um dos maiores e mais ativos do país.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela