Secções
Entrar

Vice-presidente chinês em Portugal após polémica no Reino Unido

Leonor Riso 08 de maio de 2023 às 16:00

Han Zheng era responsável pelos assuntos relacionados com Hong Kong quando foi aprovada a lei de segurança nacional que já levou à detenção de 250 pessoas.

Han Zheng, o vice-presidente da China, está em Portugal entre 7 e 10 de maio. A visita dá-se depois de uma passagem polémica do responsável chinês pelo Reino Unido, para representar o seu país na coroação de Carlos III.

Miguel Figueiredo Lopes / Presidência da República

Tudo remonta a 1997, data em que o príncipe Carlos visitou Hong Kong devido à transferência de poder do Reino Unido para a China. Han Zheng é agora descrito pelo jornal britânico The Telegraph, por exemplo, como o "arquiteto da opressão de Hong Kong". Lord Patten, o último governador do território quando ainda estava sob domínio britânico, descreveu a presença de Han Zheng na coroação como desagradável para os mais de 160 mil nativos de Hong Kong que vivem no Reino Unido.

Han Zheng integrou o Politburo (o núcleo decisivo) do Partido Comunista Chinês entre 2017 e outubro de 2022. Por ter 68 anos, a idade considerada para a reforma na China, foi com surpresa que em março, foi nomeado para o cargo de vice-presidente. O cargo destina-se à representação da China em cerimónias e eventos no exterior, não tendo competências decisórias. 

Dentro do Politburo, liderava o grupo de liderança central para os temas de Macau e Hong Kong. Foi sob o seu mandato que Pequim aumentou a influência sobre Hong Kong, que resultou nos protestos que arrancaram em massa em 2019. Han Zheng também apoiou uma lei de segurança nacional que gerou detenções, êxodos e ataques à imprensa.

A lei, que entrou em vigor em 2020, atacou as atividades pró-democracia em Hong Kong e levou à detenção por suspeita de ofensas à segurança nacional de cerca de 250 pessoas, entre elas políticos, advogados e jornalistas. As autoridades dizem estar a manter a ordem necessária para permitir a prosperidade de Hong Kong.

No Reino Unido, Han Zheng encontrou-se com o primeiro-ministro Rishi Sunak, com o príncipe William e teve uma reunião com o vice-primeiro-ministro Oliver Dowden. De acordo com o canal estatal CGTN, Han Zheng afirmou que a China "está disposta a trabalhar com os britânicos sob a premissa de respeito mútuo e tratamento igualitário, para serem discutidos vários assuntos, para aumentar o entendimento e reduzir diferenças, e para promover o desenvolvimento saudável e estável de relações bilaterais para o benefício de ambos os países e do mundo".

De acordo com o site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa teve um almoço de trabalho com o vice-presidente da China. "O almoço de trabalho visará prosseguir o aprofundamento das excelentes relações entre os dois países, momento onde, em conjunto, serão analisados e desenvolvidos assuntos da agenda bilateral entre a República Popular da China e Portugal, bem como matérias referentes à atualidade internacional", lê-se na nota publicada previamente. 

Han Zheng também se vai encontrar com António Costa.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela