Secções
Entrar

União Europeia aprova novas sanções ao Irão após ataque a Israel

Ana Bela Ferreira 18 de abril de 2024 às 08:15

Os 27 estados-membros querem agora afetar as empresas produtoras de drones e mísseis e acreditam que tais medidas podem impedir resposta de Israel.

Os líderes da União Europeia decidiram esta quarta-feira reforçar as sanções contra o Irão, depois do ataque deste país a Israel. No Conselho Europeu que começou na quarta-feira, os líderes dos 27 estados-membros decidiram dar um sinal de que condenam o ataque com drones e mísseis.

REUTERS/Yves Herman

"Achámos que é muito importante fazermos tudo para isolar o Irão", admitiu o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, acrescentando que as novas sanções visam empresas envolvidas na produção de drones e mísseis.

Já o  chanceler alemão, Olaf Scholz, defendeu que foi importante Israel "não ter respondido com um ataque massivo". E Itália mostrou-se favorável à aprovação das sanções contra empresas fornecedoras de armas ligadas ao ataque do passado sábado, 13 de abril, bem como aos ataques a navios no Mar Vermelho.

O Irão defendeu o ataque a Israel como uma resposta pela explosão no consulado iraniano em Damasco, a 1 de abril, e onde morreram sete membros da Guarda Revolucionária do Irão.

Com as sanções ao Irão, os 27 esperam tornar mais difícil uma retaliação por parte de Israel e ao mesmo tempo limitar a capacidade de entrega de drones de Teerão à Rússia e de mísseis aos grupos armados aliados no Médio Oriente. Em cima da mesa esteve ainda a possibilidade de se introduzirem sanções à Guarda Revolucionária do Irão - que Israel quer ver considerada um grupo terrorista - mas a Alemanha defendeu que são precisas mais bases legais.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela