Sábado – Pense por si

A imagem do luto por uma criança em Gaza vence World Press Photo

Diogo Barreto
Diogo Barreto 18 de abril de 2024 às 10:01

Fotografias sobre guerra, demência e migração são os grandes vencedores da edição deste ano da World Press Photo. Veja aqui as fotografias premiadas.

A fotografia do ano da World Press Photo é a de uma mulher palestiniana a abraçar o cadáver da sua sobrinha, em Gaza. A fotografia é de Mohammed Salem tirada em missão para a agência noticiosa Reuters e é uma metáfora para a perda e o luto. Há ainda imagens da fronteira entre Venezuela e México, sobre demência e da guerra da Ucrânia.A fotografia vencedora foi captada por Salem dias depois da sua mulher ter dado à luz. "É um momento triste e poderoso que resume o sentimento generalizado daquilo que está a acontecer na Faixa de Gaza", refere o fotógrafo. Na imagem pode ver-se Inas Abu Maamar a segurar o corpo da sua sobrinha, Saly, de cinco anos, envolta numa mortalha branca. A criança morreu quando um míssil atingiu a sua casa em Khan Younis, Gaza, matando tanto a sua mãe como a sua irmã. De acordo com o júri, a imagem demonstra "cuidado e respeito" ao mesmo tempo que "oferece um relance metafórico e literal de uma perda inimaginável". Foi publicada pela Reuters numa reportagem sobre perda. Esta não é a primeira vez que a situação em Gaza vale um prémio a Mohammed Salem. Em 2010, uma fotografia de bombas de fósforo branco a explodir nos céus de Gaza foi igualmente destacada.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.