
Costa avisou Xi Jinping que é preciso resolver desequilíbrios comerciais
Numa conversa telefónica ambos concordaram que a "cooperação é preferível à competição", segundo fonte europeia.
Numa conversa telefónica ambos concordaram que a "cooperação é preferível à competição", segundo fonte europeia.
De acordo com a Presidência da República, o objetivo deste encontro é os dois poderem discutir assuntos internacionais e europeus.
O ex-primeiro-ministro português destaca-se nas listas do site Politico acerca dos líderes europeus. Giorgia Meloni conquistou o primeiro lugar geral.
Nos tempos que correm, o novo "Casal Europa" não precisa e não tem de viver no mesmo quarto. Mas têm uma casa comum que é a União Europeia. Como se diz agora, vão "viver juntos separadamente", mas de preferência a favor da Europa e dos Europeus.
O presidente eleito do Conselho Europeu apelou a uma maior celeridade entre a UE e os países candidatos no processo de adesão: "Sem prazos artificiais, mas também sem obstáculos indevidos".
António Costa é conhecido por ser um criador de pontes. Terá que o provar enquanto presidente do Conselho Europeu, cargo em que será empossado esta sexta-feira.
Newsletter de sexta-feira, dia 29 de novembro
Cerimónia acontece nesta sexta-feira, dia 29. Acompanha-o uma equipa de portugueses e há expectativas elevadas para a sua relação com Von der Leyen. Três curiosidades sobre o que espera o ex-primeiro-ministro.
Condecoração chega quatro dias antes de António Costa tomar posse como presidente do Conselho Europeu.
"O que nós queremos é ter conclusões mais curtas, porque não precisamos que cada Conselho [Europeu] discuta mais uma vez todos os problemas do mundo. Precisamos de concentrar cada Conselho [Europeu] numa mensagem política", salientou.
O presidente do Conselho Europeu também pediu às autoridades eleitorais da Geórgia para investigarem as irregularidades nas legislativas, indicando que a UE vai "avaliar a situação e determinar os próximos passos" nas relações com o país.
Questionado sobre eventuais recomendações, Charles Michel garante não precisar de "dar conselhos a António Costa", dado que "ele tem muita experiência ao nível nacional e ao nível europeu".
Na verdade, não há uma crise migratória na Europa. Há uma crise de liderança do centro-esquerda, do centro-direita e dos liberais que deixaram os radicais tomar conta do debate.
O primeiro-ministro considerou que "o seu tratamento como 'persona non grata' é completamente inadequado e deve ser removido".
Reunião do Conselho Europeu surge dias após os embaixadores dos Estados-membros junto da UE e de os eurodeputados terem dado ‘luz verde’ a uma proposta para a UE avançar com uma fatia de 35 mil milhões de euros no empréstimo de 45 mil milhões de euros do G7 à Ucrânia.
"A UE condena nos termos mais veementes o ataque do Irão contra Israel. O perigoso ciclo de ataques e retaliações corre o risco de ficar fora de controlo. É necessário um cessar-fogo imediato em toda a região. A UE continua plenamente empenhada em contribuir para evitar uma guerra regional", destacou o chefe da diplomacia da UE, Josep Borrell.