Secções
Entrar

UE nega ter recusado acordo para receber migrantes após cruzarem o Canal da Mancha

Débora Calheiros Lourenço 17 de agosto de 2023 às 09:46

Rishi Sunak tem estado em conversações com Emmanuel Macron para a criação de um acordo bilateral de retorno para a França mas o presidente francês tem defendido que qualquer acordo deve ser assinado ao nível da União Europeia.

A União Europeia garante que não recusou um acordo com o Reino Unido para receber novamente os migrantes que fazem a travessia do Canal da Mancha após a partilha de um suposto memorando que relata as discussões entre Londres e Bruxelas.

REUTERS/Toby Melville

Este memorando relativo às discussões entre o conselheiro de segurança nacional do Reino Unido, Tim Barrow, e um assessor de Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, refere que um "acordo de retorno" pós-Brexit não era possível. Bjoern Seibert, o assessor de Ursula Von der Leyen terá até referido que "a Comissão não está aberta a um acordo de readmissão Reino Unido – União Europeia".

No entanto um porta-voz da Comissão já negou as declarações atribuídas a Bjoern Seibert no alegado memorando.

Na passada terça-feira o ministro da Saúde do Reino Unido, Will Quince, garantiu que o governo está empenhado em reprimir as migrações ilegais mas defendeu que este não pode ser um trabalho feito isoladamente, ou seja, sem o apoio da União Europeia. Em declarações para aSky News afirmou: "Esta é uma questão extremamente complexa e desafiadora e que o primeiro-ministro classificou como uma das suas cinco prioridades, por isso sei que ele e o secretário de estado do Interior estão determinados a resolvê-la e a parar os barcos".

O Reino Unido já conseguiu acordos bilaterais com países como a Turquia e oRuandapara tentar terminar com os gangues de tráfico de pessoas, combater a imigração ilegal e enviar migrantes a quem seja recusado asilo. No entanto depois do Brexit, finalizado em janeiro de 2020, o Reino Unido ficou de fora dos acordos de retorno estabelecidos entre a União Europeia e outros 24 países.

Rishi Sunak tem estado em conversações com Emmanuel Macron para a criação de um acordo bilateral de retorno para a França mas o presidente francês tem defendido que qualquer acordo deve ser assinado ao nível da União Europeia, em março Macron esclareceu que qualquer mecanismo de devolução seria "um acordo entre o Reino Unido e a UE".

Se não for possível estabelecer um acordo entre o Reino Unido e a União é provável que Londres opte por reforçar o controlo no Canal da Mancha, impedido qualquer embarcação de alcançar a sua Zona Económica Exclusiva.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela