Secções
Entrar

Ucrânia: Primeiro dia de negociações de paz trilaterais foram "muito tensas"

Lusa 17 de fevereiro de 2026 às 20:50

Em Genebra estiveram também presentes representantes da Alemanha, França, Reino Unido e Itália.

O primeiro dia das negociações trilaterais entre a Ucrânia, a Rússia e os Estados Unidos, esta terça-feira em Genebra, ficou marcado pela tensão, com a promessa de nova ronda para quarta-feira.
Negociações de paz trilaterais sobre a Ucrânia decorrem num ambiente tenso Ukrainian National Security and Defense Council press office via AP
As negociações, com vista a encontrar uma solução de paz na Ucrânia, ocorreram com uma dezena de participantes ucranianos, liderados pelo ex-ministro da Defesa Rustem Umerov, e russos, encabeçados pelo conselheiro presidencial Vladímir Medinski, além dos representantes dos Estados Unidos Steve Witkoff e Jared Kushner. A Agência France-Presse, citando uma fonte próxima da delegação russa, escreveu que as negociações de hoje “foram muito tensas” e duraram seis horas, à porta fechada, num hotel em Genebra. Em Genebra estiveram igualmente presentes representantes da Alemanha, França, Reino Unido e Itália.
De acordo com Rustem Umerov, “os debates centraram-se em questões práticas e nos mecanismos para chegar a possíveis soluções”. As negociações em Genebra aconteceram horas depois de as forças armadas da Rússia terem lançado um novo ataque contra várias regiões da Ucrânia, utilizando mísseis de cruzeiro e drones. O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, considerou este um “ataque maciço”, “deliberadamente calculado para causar o maior dano possível ao nosso setor energético”. Este ataque aconteceu uma semana que quarto aniversário do início da invasão lançada em 24 de fevereiro de 2022.
Artigos Relacionados
Artigos recomendados
As mais lidas