Secções
Entrar

Turquia condena ataques em Hanau e diz que razão foi hostilidade contra Islão

20 de fevereiro de 2020 às 17:04

Diplomacia de Ancara pede à Europa para "se unir contra o racismo e a xenofobia e falar a uma só voz".

A Turquia condenou esta quinta-feira o duplo ataque registado na noite de quarta-feira, na cidade alemã de Hanau, provocando a morte de nove pessoas - cinco das quais turcas -, considerando que a motivação foi "hostilidade contra o Islão".

"É uma nova e grave manifestação do crescente racismo e hostilidade contra o Islão", afirmou o ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia, em comunicado publicado no seu site.

No comunicado, a Turquia pede ainda à Europa para "se unir contra o racismo e a xenofobia e falar a uma só voz".

"Apresentamos as nossas condolências às famílias das vítimas, especialmente às dos nossos cidadãos", acrescenta a nota, confirmando a presença de turcos entre os mortos.

O alegado autor dos tiroteios, um alemão defensor da extrema-direita de 43 anos, tinha licença de porte de armas, tendo atacado dois locais frequentados por estrangeiros na quarta-feira à noite na cidade de Hanau, perto de Frankfurt.

Aparentemente, o atacante terá atirado aleatoriamente a partir de um carro, causando um total de nove mortos e cinco feridos graves.

O seu corpo sem vida e o da sua mãe foram encontrados hoje de manhã na sua casa, elevando o número total de mortos para 11.

O ministro regional do Interior do estado federado de Hesse, Peter Beuth, confirmou que as autoridades consideram que o crime teve motivação xenófoba, enquanto o procurador-geral da Alemanha assumiu a investigação no pressuposto de se ter tratado de um ato terrorista.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela