Secções
Entrar

Trabalhistas favoráveis a novo contrato aduaneiro com a UE

25 de fevereiro de 2018 às 16:14

Posição será confirmada esta segunda-feira num discurso do líder do partido, Jeremy Corbyn.

O Partido Trabalhista britânico é a favor da conclusão de um novo tratado aduaneiro com a União Europeia (UE) para depois da saída do bloco, que seria moldado sobre o actual regime, declarou este domingo Keir Starmer.

1 de 3
Foto: NurPhoto/Getty Images
Foto: Andy Rain
Foto: Getty Images

De acordo com Starmer, um dos responsáveis pelas questões do Brexit do partido, esta posição é partilhada "unanimemente" entre os trabalhistas e será confirmada na segunda-feira num discurso do seu líder, Jeremy Corbyn.

"O actual regime aduaneiro está consagrado no Tratado de Adesão [à UE], por isso, penso que todos agora reconhecem que é necessário um novo tratado. Ele fará a vez da união aduaneira", explicou ao canalBBC.

"Haverá um novo acordo, mas funcionará como a união aduaneira actual? Sim, essa é a intenção", disse.

"Esta é a única maneira de obter um acesso livre de tarifas aduaneiras" no mercado europeu, afirmou Keir Starmer.

Também referiu que sem uma união aduaneira será impossível para o Reino Unido honrar o seu compromisso de não restabelecer uma fronteira entre a província britânica da Irlanda do Norte e a vizinha República da Irlanda após a saída do Reino Unido da UE.

Os trabalhistas, principal partido da oposição, pronunciaram-se no verão de 2017 pela manutenção do Reino Unido no mercado único europeu por um período de transição após a saída da UE, prevista para Março de 2019.

Este domingo, mais de 80 figuras trabalhistas - parlamentares, deputados europeus, eleitos locais e sindicalistas - pediram também o envolvimento deJeremyCorbyn para manter o Reino Unido no mercado único europeu, o que permitiria a livre circulação de mercadorias, pessoas, capital e serviços.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, irá esclarecer a sua visão de parceria pós-Brexit na próxima na sexta-feira.

Londres diz que quer deixar o mercado único e a união aduaneira, acabar com a liberdade de circulação de imigrantes e a jurisdição do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. Ao mesmo tempo, Theresa May quer negociar um acordo que reduza, tanto quanto possível, as taxas aduaneiras e os procedimentos administrativos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela