Secções
Entrar

Secretário do Comércio dos EUA "roubou" mais de 100 milhões de euros

07 de agosto de 2018 às 22:22

A revista Forbes aponta que Wilbur Ross "desviou ou roubou directamente" os seus sócios empresariais em 120 milhões de dólares.

O secretário do Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, "desviou ou roubou directamente" os seus sócios empresariais em 120 milhões de dólares, segundo uma reportagem publicada esta terça-feira na revistaForbes, baseada em 21 testemunhos.

1 de 3
Foto: Getty Images

"Se metade das acusações forem legítimas, o actual secretário do Comércio poderá estar entre os maiores golpistas da história do seu país", revela aForbes, que estima a fortuna de Ross em cerca de 700 milhões de dólares.

O autor do artigo, Dan Alexander, apontou os depoimentos das pessoas que trabalharam com o actual secretário do Comércio, que o retratam como "um homem obcecado pelo dinheiro e desconectado dos factos" e com um padrão de comportamento.

Muitos deles acusam-no de "desviar ou roubar directamente alguns milhões aqui e ali, enormes quantias para a maioria, mas não necessariamente para o actual secretário do Comércio", quantias que, no total, ascendem a mais 120 milhões, cerca de 108 milhões de euros.

Ross disse à revista que o caso "não tem fundamento", sublinhando também que a Comissão de Mercado de Valores (SEC) nunca tomou medidas legais contra si.

No entanto, o artigo daForbestambém menciona uma multa de 2,3 milhões que o regulador impôs à empresa, em 2016, por, supostamente, "defraudar e enganar" os investidores.

Além disso, quando a SEC impôs essa multa, a comissão também revelou que a empresa de Ross havia embolsado 11,9 milhões de dólares que supostamente havia retirado dos seus investidores -- acrescidos de juros -- enquanto administrava a empresa.

AForbescita ainda uma queixa no tribunal apresentada em 2005 por um antigo vice-presidente da WL Ross, na qual este solicitava 20 milhões por, supostamente, o empresário tentar ficar com os lucros, embora ambos tenham chegado a um acordo confidencial, que outros ex-funcionários dizem ter ascendido a 10 milhões de euros.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela