Secções
Entrar

"Sabemos onde está o líder supremo do Irão, mas não vamos matá-lo, pelo menos por agora", escreveu Donald Trump

Ana Bela Ferreira 17 de junho de 2025 às 17:54

Presidente norte-americano escreveu na sua rede social que o armamento americano era o melhor do mundo e destruiu as defesas aéreas iranianas. Em Teerão não se veem civis nas ruas.

O presidente dos EUA fez, esta terça-feira, uma série de publicações na sua rede social sobre a situação do conflito entre o Irão e Israel. Indicou: "Sabemos exatamente onde está escondido o líder supremo do Irão. É um alvo fácil, mas está a salvo - não vamos abatê-lo (matá-lo!), pelo menos por agora".

AP Photo/Alex Brandon

"Mas não queremos mísseis a serem lançados contra civis ou soldados americanos. A nossa paciência está a esgotar-se. Obrigada pela vossa atenção neste assunto!", publicou Donald Trump, dando a entender que a ameaça sobre a vida do aiatola Ali Khamenei pode estar dependente se o Irão vai continuar ou não a lançar mísseis sobre Israel.

Antes desta publicação, Trump escreveu: "Nós controlamos agora de forma total os céus do Irão". A mensagem surge depois de mais um ataque aéreo israelita, num conflito que já dura há cinco dias.

"O Irão tem bons localizadores aéreos e outro equipamento defensivo, e muita quantidade, mas não se compara ao que é feito na América, desenhado e construído. Ninguém faz melhor do que os bons e velhos EUA." Esta mensagem pode ser uma referência ao facto de os EUA serem o principal fornecedor militar de Israel, já que desde que o conflito começou, na sexta-feira, que o presidente norte-americano tem afirmado que Washington não está envolvido.

Na sua última mensagem, Trump escreveu em maiúsculas: "RENDIÇÃO INCONDICIONAL".

Estas publicações surgem depois de Donald Trump ter abandonado a cimeira do G7, que decorre no Canadá, para se reunir com a sua equipa de segurança nacional. Passou também de dizer que achava possível chegar-se a um acordo para apelar a que a população de Teerão - 9,5 milhões de pessoas - saísse da cidade se quisessem manter-se vivas.

Trump mostrou-se ainda frustrado com os líderes iranianos por não terem conseguido chegar a um acordo, acrescentando que quer "um fim real" para o conflito e uma "desistência completa" do programa nuclear de Teerão.

Segundo relata a agência Associated Press (AP), no centro da capital iraniana as lojas estão fechadas e a população está a abandonar a cidade. Apesar das autoridades iranianas não terem dado indicação para que a população se retirasse, há longas filas nas bombas de gasolina e nas saídas de Teerão.

"Parece que ninguém vive nesta cidade", disse um residente à AP, por telefone.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela