Rússia vai presidir Conselho de Segurança da ONU
"Um golpe simbólico", é a reação de Kiev. Presidência rotativa dura um mês. Última vez que Moscovo esteve à frente do organismo foi em fevereiro de 2022, quando lançou a invasão da Ucrânia.
A Rússia é, a partir de hoje e até ao final do mês, o país que presidente ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, um organismo que tem por missão manter a paz. A presidência é rotativa, por ordem alfabética, e quase meramente administrativa, mas para Kiev este é "um golpe baixo".
"Não é apenas uma vergonha. É outro golpe simbólico às regras das relações internacionais", escreveu, no Twitter, Andriy Yermak, chefe de gabinete do presidente ucraniano.
Desde fevereiro de 2022, quando decretou a invasão da Ucrânia, que Moscovo não presidia a este órgão da ONU. A presidência é de um mês e é basicamente um cargo administrativo de gestão das reuniões do grupo de 15 países.
Na sexta-feira, o Kremlin fez saber que pretende "exercer todos os seus direitos" no desempenho da função. Enquanto, os EUA apelaram à Rússia para que "se comporte de forma profissional".
Edições do Dia
Boas leituras!