Secções
Entrar

Rússia vai presidir Conselho de Segurança da ONU

Ana Bela Ferreira 01 de abril de 2023 às 12:47

"Um golpe simbólico", é a reação de Kiev. Presidência rotativa dura um mês. Última vez que Moscovo esteve à frente do organismo foi em fevereiro de 2022, quando lançou a invasão da Ucrânia.

A Rússia é, a partir de hoje e até ao final do mês, o país que presidente ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, um organismo que tem por missão manter a paz. A presidência é rotativa, por ordem alfabética, e quase meramente administrativa, mas para Kiev este é "um golpe baixo".

REUTERS/Andrew Kelly//File Photo

"Não é apenas uma vergonha. É outro golpe simbólico às regras das relações internacionais", escreveu, no Twitter, Andriy Yermak, chefe de gabinete do presidente ucraniano.

Desde fevereiro de 2022, quando decretou a invasão da Ucrânia, que Moscovo não presidia a este órgão da ONU. A presidência é de um mês e é basicamente um cargo administrativo de gestão das reuniões do grupo de 15 países.

Na sexta-feira, o Kremlin fez saber que pretende "exercer todos os seus direitos" no desempenho da função. Enquanto, os EUA apelaram à Rússia para que "se comporte de forma profissional".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela