Secções
Entrar

Rússia prolonga até final de 2021 embargo alimentar imposto ao Ocidente

21 de novembro de 2020 às 12:11

O decreto presidencial prorroga até 31 de dezembro do próximo ano "as medidas económicas especiais" para garantir a segurança do país.

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, prolongou até final de 2021 o embargo alimentar imposto como resposta às sanções dos Estados Unidos, União Europeia e outros Estados pelo papel de Moscovo no conflito ucraniano.

O decreto presidencial prorroga até 31 de dezembro do próximo ano "as medidas económicas especiais" para garantir a segurança do país, noticiou a agência espanhola Efe.

Deste modo, a Rússia mantém a proibição às importações de produtos alimentares provenientes daqueles Estados que punem funcionários de alta patente, bancos, empresas, petrolíferas russas desde a anexação russa da Crimeia e do início da guerra na região de Donetsk, no leste da Ucrânia.

A primeira vez que a Rússia impôs este embargo, que prolonga anualmente, foi em agosto de 2014 contra os Estados Unidos, União Europeia, Austrália, Noruega e Canadá, aos quais juntou, em 2015, Albânia, Montenegro, Islândia e Principado do Liechenstein, e em 2016 a própria Ucrânia.

Aos laticínios, carnes, pescado, verduras e frutas, a Rússia alargou o embargo, em 2017, aos porcos vivos e diversos subprodutos e gorduras animais.

Putin, posteriormente, ordenou que todos os +produtos perecíveis que entrem ilegalmente no marcado devem ser destruídos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela