Secções
Entrar

Rússia diz que envio de caças F-16 terá "riscos colossais"

Diogo Barreto 20 de maio de 2023 às 13:55

"Os países ocidentais continuam na escalada dos esforços de guerra e isso implica riscos colossais para eles", afirmou o vice-ministro dos negócios estrangeiros russo.

A Rússia aemaçou este sábado que o envio de caças F-16 para a Ucrânia pode representar "riscos colossais" para o Ocidente e os restantes aliados da Ucrânia.

F16 Vítor Mota

"Os países ocidentais continuam na escalada dos esforços de guerra e isso implica riscos colossais para eles", afirmou o vice-ministro dos negócios estrangeiros russo, Alexander Grushko, citado pela agência noticiosa russa TASS.

"Em qualquer caso, isto será tido em conta em todos os nossos planos e temos todos os meios necessários para atingir os objetivos que estabelecemos", acrescentou, falando na 31ª Assembleia do Conselho de Política Externa e de Defesa da Rússia.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse na sexta-feira, durante a cimeira do G7 no Japão, que Washington apoia os seus aliados na formação de pilotos ucranianos na utilização de caças F-16, embora não tenha sido tomada nenhuma decisão concreta sobre a entrega destes aviões.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela