Secções
Entrar

Rishi Sunak anuncia eleições no Reino Unido para 4 de julho

Diogo Barreto 22 de maio de 2024 às 16:39

O anúncio das eleições acontece na sequência de boas notícias sobre a economia britânica. As mais recentes sondagens dão a vitória ao adversário, o Partido Trabalhista.

O primeiro-ministro do Reino Unido anunciou esta quarta-feira eleições gerais para o dia 4 de julho. A decisão de Rishi Sunak foi anunciada após uma reunião de governo que decorreu na residência oficial do primeiro-ministro, Downing Street.

REUTERS/Ronen Zvulun

"Chegou o momento de o Reino Unido escolher o seu futuro, de decidir se quer aproveitar os progressos alcançados ou arriscar-se a voltar à estaca zero, sem um plano e sem certezas", afirmou numa declaração em Downing Street, onde funcionam o gabinete e residência oficial, após reunir o conselho de ministros. Sunak disse que os britânicos "terão de escolher quem tem esse plano, quem está preparado para tomar as medidas corajosas necessárias para garantir um futuro melhor para o nosso país".

As sondagens mais recentes mostram que o Partido Trabalhista, liderado por Keir Starmer, tem uma vantagem nas intenções de voto.

De acordo com a imprensa, pensava-se que a votação iria acontecer no outono, por forma a dar a dar mais tempo para que o partido o Conservador se preparasse para as eleições. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela