Secções
Entrar

Rei de Espanha propõe Feijóo como chefe de governo

Ana Bela Ferreira 22 de agosto de 2023 às 19:31

Líder do PP não parece ter ainda os deputados suficientes para garantir aprovação do governo no parlamento.

O rei Felipe VI propôs a investidura de Alberto Nuñez Feijóo para formar governo em Espanha. Porém, o líder do PP não parece ter ainda os deputados suficientes para garantir a aprovação de um executivo no parlamento. Soma, 172 deputados, quatro aquém da maioria necessária.

EPA/Sebastian Mariscal Martinez / POOL

A decisão de Felipe VI foi conhecida esta terça-feira à tarde depois de ouvir Feijóo e o Pedro Sánchez. Os dois mostraram ao monarca disponibilidade para formar governo. "Mostrei a minha disponibilidade", referiu Feijóo à saída do encontro. "Transmiti-lhe a minha disponibilidade", retorquiu por sua vez Sánchez.

Porém, Felipe manteve a sua tradição: o candidato mais votado e último a ser ouvido no Palácio da Zarzuela, é por regra o convidado a ser candidato a presidente do Congresso e assim formar governo. Assim aconteceu com Mariano Rajoy, em 2015, e com Sánchez, em 2019. Em nenhum dos casos, os candidatos chegavam aos 176 deputados necessários para a maioria, como lembra o jornalEl Mundo.

Nenhum partido conseguiu maioria absoluta nas eleições de 23 de julho. O PP de Feijóo conseguiu 137 deputados e tem, até agora, o apoio de mais 35, onde se incluem os elementos do Vox, de extrema-direita.

Feijóo já agradeceu a nomeação do rei. "Daremos voz aos 11 milhões de eleitores que querem mudança, estabilidade e moderação", escreveu na rede social Twitter. 

Com o convite do rei, Feijóo vai agora ter de passar o seu governo no parlamento, precisando de 176 votos a favor para seguir em frente. Caso falhe, pode chegar à presidência do governo com uma maioria simples, numa segunda votação. Se não conseguir mesmo assim, o rei terá de escolher outro candidato.

Se nos dois meses seguintes às eleições não houver uma maioria no parlamento, haverá novas eleições legislativas em Espanha.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela