Secções
Entrar

Quem são os líderes que vão marcar presença no funeral do Papa Francisco?

Gabriela Ângelo 22 de abril de 2025 às 11:34

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai também assistir ao funeral do Papa, bem como Montenegro, Aguiar-Branco e Paulo Rangel.

O Vaticano anunciou esta terça-feira o funeral do Sumo Pontífice para sábado (26) e alguns líderes mundiais já anunciaram a sua presença nas cerimónias fúnebres. 

cardeal pietro parolin com o papa Vatican Media via AP

Um dos principais líderes do ocidente a anunciar a sua presença em Roma foi o presidente dos EUA, Donald Trump, através da sua rede social Truth Social. "A Melania e eu vamos ao funeral do Papa Francisco, em Roma. Estamos ansiosos por estar lá", diz a publicação. 

Como país anfitrião da cerimónia, tanto o presidente italiano, Sergio Mattarella, como a primeira-ministra, Giorgia Meloni, vão marcar presença nas cerimónias fúnebres. Assim como a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen acompanhada do Presidente do Conselho Europeu António Costa, e a Presidente do Parlamento Roberta Metsola. 

Segundo a agência noticiosa Reuters, entre os outros chefes de Estado que vão estar presentes estão Javier Milei, presidente da Argentina, país natal de Francisco, o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado pela primeira-dama Rosângela Lula da Silva Janja, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, o chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, o rei Philippe e a rainha Mathilde da Bélgica, o presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier e o chanceler de saída Olaf Scholz, o rei Felipe e a rainha Letizia de Espanha e o príncipe William de Inglaterra acompanhado do primeiro-ministro Keir Starmer.  

Já confirmaram também a sua presença o presidente húngaro Tamas Sulyok, o presidente da Letónia Edgars Rinkevics, o presidente da Lituânia Gitanas Nauseda e o presidente polaco Andrzej Duda. 

A presença do chefe de Estado português já foi confirmada. Marcelo Rebelo de Sousa, que segunda-feira à noite dirigiu uma mensagem aos portugueses sobre a morte do Papa Francisco. No seu discurso à nação considerou-o "a mais corajosa voz na defesa da dignidade humana, da paz, da justiça, da liberdade, da igualdade, da fraternidade, do diálogo entre culturas e civilizações, pelos mais pobres, frágeis, sofredores, sacrificados". 

Agradeceu também o carinho de Francisco a Portugal em nome "de todos os portugueses, crentes e não crentes, concordantes ou discordantes". "Lembrar Francisco é prosseguir a nossa caminhada com ele, como ele connosco esteve até ao último dia, ontem, em Roma. Sempre sem medo", concluiu.

Para além de Marcelo, vão estar presentes também o Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar Branco, o primeiro-ministro Luís Montenegro e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela