Putin recebe António Guterres na próxima terça-feira
Na quarta-feira, o secretário-geral da ONU pediu separadamente ao presidente russo e ao presidente ucraniano que o recebessem nas capitais para discutir medidas de paz.
O presidente russo, Vladimir Putin, aceitou reunir-se em Moscovo com o secretário-geral da ONU, António Guterres, na terça-feira( e não na segunda-feira como inicialmente tinha sido avançado pela Reuters). Tanto o Kremlin como as Nações Unidas já confirmaram o encontro.
A Rússia teria afirmado antes que não tinha recebido nenhum pedido de António Guterres desde do início da invasão da Ucrânia.
Eri Kaneko, porta-voz da ONU, afirma que o secretário-geral espera falar sobre o que pode ser feito para trazer paz à Ucrânia."O secretário-geral não está tão desapontado por o seu próprio apelo pessoal não ter sido atendido, mas mais porque não houve tréguas, os civis não podem deixar as áreas cercadas e a ajuda que a ONU e os nossos parceiros estão prontos para deixar nessas zonas cercadas não pode entrar", sublinhou hoje Eric Kaneko.
Guterres também terá uma reunião de trabalho e um almoço com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, acrescentou a porta-voz.
Estas visitas surgiram numa altura em que António Guterres está a ser criticado por não ter apresentado, até agora, uma postura proativa para travar o conflito armado na Ucrânia. Durante os últimos dias foram centenas os antigos dirigentes da ONU que escreveram uma carta ao secretáro-geral a apelar para uma mudança de atitude em relação à guerra.
Edições do Dia
Boas leituras!