Putin em visita à Crimeia nove anos após anexação
A visita acontece um dia depois de o Tribunal Penal Internacional ter emitido um mandado de detenção contra o presidente russo.
Vladimir Putin encontra-se na Crimeia este sábado, dia em que se assinalam nove anos da anexação da península pela Rússia. A visita do presidente da Rússia não foi anunciada com antecedência.
Putin foi recebido pelo governador de Sebastopol, Mikhail Razvozhayev, que foi instalado pela Rússia. Foi levado a um centro para crianças e a uma escola de artes nesta "visita-surpresa", como descrita pelo governador.
A visita acontece um dia depois de o Tribunal Penal Internacional ter emitido um mandado de detenção contra o presidente russo, acusando-o do crime de guerra de deportar centenas de crianças da Ucrânia.
Vladimir Putin ainda não comentou o sucedido, mas o seu porta-voz considerou o mandado "nulo e vazio", e que a Rússia considera que as questões levantadas pelo Tribunal são "escandalosas e inaceitáveis".
Em 2014, a Rússia anexou a Crimeia. Sucedeu oito anos antes da invasão da Ucrânia, que quer expulsar a Rússia não só dos territórios ocupados desde fevereiro de 2022, mas também da Crimeia.
Edições do Dia
Boas leituras!