Secções
Entrar

Putin diz que Covid-19 na Rússia está contida

16 de julho de 2020 às 17:54

Presidente russo garante que as medidas tomadas "tiveram resultado e permitiram atenuar significativamente a severidade da crise". Próximo passo é a retoma progressiva da atividade económica.

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse hoje que conseguiu limitar as consequências da pandemia de covid-19 e a economia russa está agora em retoma progressiva.

"Podemos dizer hoje que as medidas tiveram resultado e permitiram atenuar significativamente a severidade da crise", afirmou Putin numa reunião governamental por videoconferência.

"Agora, à medida que levantamos restrições, a atividade económica retoma progressivamente", acrescentou, admitindo todavia que a crise foi "muito séria" e "sentida" pelos russos.

O Presidente russo frisou que "em determinados países o montante de ajuda [do Estado às empresas] foi muito mais elevado", mas as medidas russas permitiram "obter exatamente os resultados desejados".

A economia russa foi muito atingida pelo abrandamento da atividade económica provocado pelo encerramento das fronteiras e pelo confinamento, mas também pela queda do preço do petróleo.

Para controlar a propagação do novo coronavírus, em abril e parte de maio os russos foram dispensados de trabalhar, e a previsão do executivo russo é de uma queda de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020.

A taxa de desemprego em maio foi de 6,1%, comparada com 5,8% em abril e 4,7% em março, havendo atualmente, segundo números oficiais, 3 milhões de pessoas registadas como desempregadas.

"O principal objetivo da nossa política económica é restabelecer o nível de atividade" até 2021, disse Putin.

Segundo números da Organização Mundial de Saúde (OMS) de quarta-feira, a Rússia regista 746.369 casos de infeção pelo novo coronavírus e 11.770 mortes associadas à covid-19, números que fazem do país o mais afetado, em número de contágios, do continente europeu.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 584 mil mortos e infetou mais de 13,58 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela