Secções
Entrar

Primeiro-ministro ucraniano demite-se

10 de abril de 2016 às 18:36

Iatseniuk demitiu-se hoje em directo na televisão. Críticas por ter falhado no combate à corrupção foram decisivas para a queda. Governo deverá passar para Vladimir Groysman

Dois meses depois de ter sobrevivido a um voto de censura no parlamento, mas ainda debaixo de duras críticas por ter falhado nas reformas estruturais que a economia exige assim como no combate à corrupção, Arseni Iatseniuk, primeiro-ministro da Ucrânia apresentou hoje a demissão.

Num discurso transmitido em directo na televisão, Iatseniuk aproveitou o programa "Dez minutos com o primeiro-ministro", para anunciar que tinha decidido "renunciar ao cargo". "A crise política no país foi criada artificialmente. O desejo de mudança de uma pessoa cegou políticos e paralisou as suas políticas e as mudanças reais", disse.

A saída do cargo deverá ser oficializada na terça-feira, passando a liderança para Vladimir Groysman. De recordar que Petro Poroshenko, actual presidente, surge referido no escandâlo Panama Papers por ter criado, durante a crise com a Rússia em 2014, uma empresa numa offshore.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela