Secções
Entrar

Prigozhin: funeral à porta fechada contou apenas com os mais chegados

Débora Calheiros Lourenço 29 de agosto de 2023 às 19:18

No seu canal de Telegram foi publicado um comunicado onde é referido que todos os que "desejam depedir-se podem visitar o cemitério de Porokhovskoye".

Yevgeny Prigozhin foi, esta terça-feira, enterrado discretamente num cemitério nos arredores da sua cidade natal, São Petersburgo.

REUTERS/Stringer

Sete dias depois de ter sido vítima de uma queda de avião, que se mantém inexplicável, o funeral do líder do grupo Wagner realizou-se longe do brilho longe dos holofotes, contrastando com o estilo de vida que normalmente levava e que o ajudou a construir a sua reputação dentro da Rússia.

Fotos e vídeos do momento demonstram uma campa cheia de flores e vários membros policiais a guardarem o cemitério. Segundo o Agentstvo, meio de comunicação de investigação independente russo, estiveram no cemitério apenas 20 a 30 familiares e amigos de Prigozhin e a cerimónia terá durado cerca de 40 minutos.

Ainda assim no seu canal de Telegram foi publicado um comunicado onde é referido que "a despedida de Yevgeny Prigozhin ocorreu num formato fechado. Aqueles que desejam depedir-se podem visitar o cemitério de Porokhovskoye".

Este domingo foi confirmado, através de testes genéticos, que Prigozhin é uma das dez vítimas originadas pela queda do jato particular Embraer Legacy. No voo seguiam outros membros importantes da organização paramilitar pelo que o futuro do grupo Wagner se encontra agora incerto.

O acidente ocorreu dois meses depois de Prigozhin e as suas tropas terem iniciado um motim contra o sistema de defesa russo, o momento já é considerado o maior desafio ao governo do presidente Vladimir Putin desde 1999, altura em que subiu ao poder.

Nos últimos dias vários admiradores criaram santuários improvisados e encheram-nos de flores e velas nas principais cidades russas.

Após a morte de Prigozhin Putin ordenou que todos os combatentes do grupo Wagner assinassem um juramento de lealdado ao estado russo, algo que o líder do grupo paramilitar se opunha devido ao seu desagrado para com o ministério da defesa

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela