Secções
Entrar

Preso 44 horas nos escombros, Mohammed sobreviveu a beber água pela rolha

Débora Calheiros Lourenço 09 de fevereiro de 2023 às 10:54

Menino esteve sempre em contacto com as equipas de resgate e foi bebendo água pela rolha de uma garrafa de plástico.

Mohammed tem dois anos e esteve preso nos escombros em Hatay, na Turquia, durante 44 horas. Este é mais um dos relatos com um final feliz, apesar do cenário de destruição que se vive atualmente no sul da Turquia e no norte da Síria.

Segundo o canal de televisão Al-Jazeera, Mohammed é um refugiado sírio de apenas dois anos que conseguiu sobreviver durante 44 horas preso nos escombros de Hatay porque um dos membros da equipa de resgate presente no local lhe foi dando água através de uma tampa de uma garrafa de plástico.

O momento foi captado num vídeo e posteriormente partilhado nas redes sociais onde é possível ver a equipa a dar-lhe pequenas quantidades de água e a gritar palavras de encorajamento.

Neste momento encontram-se 79 mil pessoas na Turquia a ajudar nas operações de resgate. De Portugal, chegou ontem  Turquia, uma equipa de "53 elementos, composta por elementos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, por elementos da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR e também por elementos da emergência médica".

De acordo com o último balanço, o sismo da madrugada de segunda-feira que afetou a Turquia e a Síria já matou mais 17 mil pessoas, 14 mil só na Turquia.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela