Secções
Entrar

Portugueses membros da flotilha aceitaram ser “deportados de forma voluntária e de imediato”

Débora Calheiros Lourenço , Lusa 03 de outubro de 2025 às 16:09

As autoridades israelitas vão colocar os quatro portugueses “nos primeiros voos disponíveis destinados à Europa".

Os quatro portugueses que faziam parte da tripulação da flotilha humanitária com destino a Gaza foram transferidos, assim como os restante 469 ativistas, para uma prisão no deserto de Negev, no sul de Israel. Esta sexta-feira a embaixadora portuguesa em Israel esteve com os ativistas a anunciou que todos aceitaram ser “deportados de forma voluntária e de imediato”. 
Flotilha humanitária tenta chegar a Gaza; Turquia retira alguns membros da missão Sebastiano Diamante/LaPresse vía AP
Agora as autoridades israelitas vão colocá-los “nos primeiros voos disponíveis destinados à Europa, a expensas do governo israelita, podendo sofrer atrasos devido aos feriados israelitas do SUKKOT”. Isto significa que os custos associados à repatriação dos portugueses serão suportados pelo governo israelita. A embaixadora portuguesa em Israel referiu que os ativistas estão “bem de saúde, apesar das condições difíceis” e as “queixas várias” dos portugueses motivaram um “protesto imediato” por parte da embaixada. Helena Paiva referiu que “não foram sujeitos a violência física, nas obstante várias queixas”.  O ministro Paulo Rangel já referiu que se Mariana Mortágua, Sofia Aparício, Miguel Duarte e Diogo Chaves aceitarem a deportação “o processo será mais rápido”, mas se mantiverem a sua oposição o processo será mais longo e a deportação terá de ser ordenada por um tribunal israelita.  Além dos quatro portugueses, foram detidos 30 espanhóis, 21 turcos, 12 malaios, 11 tunisinos, 15 brasileiros e 10 franceses, bem como cidadãos dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, México e Colômbia.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela