Secções
Entrar

Polícia iraquiana deteve 23 jihadistas que fugiam de Tel Afar

03 de setembro de 2017 às 21:14

A polícia da província de Nínive deteve membros do auto proclamado Estado Islâmico na cidade iraquiana de Mossul

A polícia da província de Nínive deteve hoje 23 'jihadistas' do auto proclamado Estado Islâmico (EI) na cidade iraquiana de Mossul, quando fugiam da recém-libertada região de Tel Afar, informou uma fonte policial à agência de notícias espanhola Efe.

O chefe da polícia da província de Nínive, cuja capital é Mossul, Wazeq al Hamadani, assegurou que os terroristas fugiram da localidade de Al Ayadiya, o último reduto do EI a ser libertado pelas forças iraquianas na região de Tel Afar, a 31 de Agosto, no norte do Iraque.

Segundo Wazeq al Hamadani, alguns radicais estavam infiltrados em grupos de deslocados para entrarem despercebidos em Mossul, onde foram capturados.

"Os terroristas pertencem ao DAESH [acrónimo em árabe do Estado Islâmico]", vincou o chefe da polícia local à agência Efe, referindo que "não levavam armas".

As tropas iraquianas concluíram a tomada da região de Tel Afar após mais de uma semana de ofensiva militar. A 10 de Julho, as forças iraquianas também tinham expulsado os 'jihadistas' da cidade de Mossul, depois de uma campanha que se prolongou durante oito meses.

Ainda assim, o auto proclamado Estado Islâmico domina a localidade de Al Hauiya, a 300 quilómetros a norte de Bagdad, capital do Iraque, e parte da zona da fronteira com a Síria, na zona ocidental do país - um território amplo e na sua maioria desértico, com excepção de algumas zonas povoadas nas margens do rio Eufrates, como é o caso da localidade de Al Qaim.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela