Secções
Entrar

Pneumonia viral atinge 59 pessoas na China

05 de janeiro de 2020 às 13:41

Autoridades de saúde de Wuhan frisam que não se trata nem de SARS nem de MERS.

As autoridades chinesas garantem que o surto de pneumonia viral que se vive em Wuhan não é de SARS (síndrome respiratória aguda grave), MERS (Síndrome respiratória do Médio Oriente) ou gripe das aves. Ainda está a ser investigada a causa e a fonte do surto. 

Num comunicado divulgado este domingo, a Comissão Municipal de Saúde de Wuhan indicou terem sido identificados 59 casos de pneumonia viral desconhecida. Entre eles, sete pessoas encontram-se em estado crítico. 

Também indicou que 163 pessoas que tinham estado em contacto com os pacientes estavam sob observação médica. 

A pneumonia viral começou a espalhar-se no fim de dezembro em Wuhan, originando receio de se tratar de uma epidemia de SARS. 

Macau eleva nível de alerta de emergência devido a pneumonia viral no centro da China

O diretor dos Serviços de Saúde de Macau anunciou hoje que o nível de alerta de emergência foi elevado para três, para reforçar prevenção e coordenação na resposta à situação de pneumonia viral no centro da China.



SARS causou vários mortos em 2003
No final de 2002, a China esteve na origem de um surto mundial da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), que resultou em mais de oito mil casos, incluindo no Canadá e nos Estados Unidos. Em meados de 2003, registaram-se mais de 800 mortos.

Há 16 anos, desde 2004, que não há registo de novos casos, sendo considerado que a doença, mas não o vírus, foi erradicada.

A SARS é transmitida de pessoa para pessoa através de contactos próximos ou através de gotas transportadas pelo ar e que foram expelidas por uma pessoa infetada.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela