Secções
Entrar

Pedro Sánchez anuncia envio de mais 10 mil militares e polícias para Valência

Luana Augusto 02 de novembro de 2024 às 12:25

Serão enviados ainda este sábado 4 mil soldados para Valência. Outros mil partem no domingo para ajudar nas tarefas de emergência.

O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou este sábado (2) que irá enviar mais 5 mil soldados e 5 mil polícias para a região de Valência, para auxiliar nas tarefas de emergência que ocorrem na sequência da depressão DANA, que já provocou centenas de mortes, milhares de desaparecidos e críticas às autoridades locais. Este número soma-se, assim, aos cerca de 2 mil militares que já se encontram no terreno em operações de busca e salvamento.

REUTERS/Eva Manez

"Fico feliz que o Presidente Mazón tenha decidido solicitar 5 mil soldados e anuncio que o Governo irá prosseguir com essa implementação. Hoje, irão para Valência 4 mil e amanhã os mil restantes", detalhou. 

O anúncio foi feito por volta das 10h15 deste sábado (horário de Portugal Continental). Ainda durante o discurso, Pedro Sánchez, revelou que os militares que se encontram no terreno já realizaram 4.500 resgates e já ajudaram mais de 30 mil pessoas. "Mas estes número são insuficientes porque sabemos que a ajuda demora muito a chegar a muitos locais, porque todavia existem muito sítios para chegar", lamentou. 

E acrescentou: "A Comunidade Valenciana necessita de mais tropas, maquinaria, financiamento. O que tem de fazer é pedir e será fornecido imediatamente como fizemos com os 5 mil soldados solicitados. Desta forma, a combinação das administrações locais com o poder coletivo do governo central tem permitido ao nosso país superar inúmeras catástrofes naturais e fá-lo-emos novamente." 

O governo regional da Comunidade Valencia havia pedido este sábado mais 5 mil militares para as tarefas de emergência - solicitação esta que obteve a resposta positiva imediata de Pedro Sánchez. 

Além da procura pelas vítimas, os soldados têm agora vários desafios pela frente, nomeadamente o de "garantir a segurança nas ruas.

"A próxima prioridade é restaurar os serviços danificados nos municípios. Os danos causaram graves danos a pontes, rodovias, linhas de energia, empresas e abastecimento e outras infraestruturas que não foram projetadas para resistir aos ventos e ao volume de água. Os trabalhos de reparação já foram realizados incansavelmente em estreita colaboração com o setor privado. Fizemos progressos notáveis mas ainda há muito a fazer", explicou. 

As fortes chuvas, que se iniciaram na segunda-feira, já causaram inundações que destruíram pontes e cobriram cidades de lama e isolaram comunidades, deixando-as sem águas, alimentos ou eletrecidade. Contudo, segundo Pedro Sánchez, o "consumo de energia já foi restabelecido para 94% dos afetados e metade das 550 mil linhas cortadas foram recuperadas, prevendo-se a recuperação" das restantes linhas ao longo deste fim de semana. 

O número de mortes em Espanha, devido à depressão DANA, subiu este sábado para as 211, sendo que a maioria se registaram em Valência e arredores, segundo Pedro Sánchez. Existem ainda mais de mil pessoas por localizar. Os alertas meteorológicos que permanecem em vigor no nordeste e sul de Espanha devem durar até domingo.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela