Secções
Entrar

Papa apela à proibição universal da "barriga de aluguer"

Lusa 08 de janeiro de 2024 às 14:18

Segundo o Papa, a vida do nascituro deve ser protegida e não "suprimida ou transformada em objeto de tráfico".

O Papa Francisco apelou esta seguda-feira à proibição universal da prática "desprezível" da "barriga de aluguer", considerando que a "comercialização" da gravidez é uma ameaça à dignidade humana.

Andreas Solaro/Pool via REUTERS/File Photo

Num discurso aos embaixadores acreditados junto da Santa Sé, Francisco referiu-se à maternidade de substituição ao listar uma série de ameaças à paz global e à dignidade humana.

Segundo o Papa, a vida do nascituro deve ser protegida e não "suprimida ou transformada em objeto de tráfico".

"Considero desprezível a prática da chamada maternidade de aluguer, que representa uma grave violação da dignidade da mulher e da criança, baseada na exploração de situações de necessidades materiais da mãe", afirmou, citado pela agência noticiosa norte-americana Associated Press (AP).

Referindo que uma criança é uma dádiva e "nunca a base de um contrato comercial", Francisco apelou a uma interdição global da "barriga de aluguer" para "proibir esta prática universalmente".

O Papa já tinha manifestado a oposição da Igreja Católica ao que designou de "aluguer do útero", proibido nalguns países europeus, como a Espanha e a Itália.

No entanto, o departamento doutrinal do Vaticano esclareceu que os pais homossexuais que recorrem à "barriga de aluguer" podem batizar os seus filhos.

Na apresentação da lista dos males que afligem a humanidade e da crescente violação do direito humanitário internacional que os permite, Francisco citou a guerra da Rússia na Ucrânia, a guerra Israel-Hamas, a migração, as crises climáticas e a produção "imoral" de armas nucleares e convencionais.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela