Secções
Entrar

Organização japonesa Nihon Hidankyo vence Nobel da Paz

Débora Calheiros Lourenço 11 de outubro de 2024 às 10:07

Academia norueguesa anunciou o galardão esta sexta-feira, cujo prémio monetário é de 11 milhões de coroas suecas (quase um milhão de euros).

A organização japonesa de sobreviventes da bomba atómica de Hiroshima e Nagasaki, Nihon Hidankyo, recebeu esta sexta-feira o Prémio Nobel da Paz de 2024.

The Nobel Prize

O Comité Norueguês do Nobel justificou a sua decisão pelos esforços da associação para "alcançar um mundo livre de armas nucleares e por meio de depoimentos e testemunhas que armas nucleares nunca devem ser usadas novamente". 

A Nihon Hidankyo tem trabalhado "incansavelmente para aumentar a consciencialização sobre as consequências humanitárias catastróficas do uso de armas nucleares". É ainda destacado, em comunicado, a criação de "campanhas educacionais baseadas nas suas experiências", que têm tido a capacidade de emitir "alertas urgentes contra a disseminação e o uso de armas nucleares".  

Fundada em 10 de agosto de 1956, a Nihon Hidankyo defende "a assinatura de um acordo internacional para a proibição total e a eliminação das armas nucleares".

Este ano faz oitenta anos que as duas bombas atómicas americanas foram lançadas e mataram cerca de 120 mil pessoas em Hiroshima e Nagasaki. Nos anos que se seguiram muitas outras acabaram por morrer devido a queimaduras e ferimentos por radiação.  

O Nobel da Paz recebeu 286 candidaturas, 197 dos quais pessoas e 89 organizações, de acordo com a organização do galardão. Um número inferior aos 351 candidatos do ano passado, mantendo-se assim o recorde de 376 candidatos nomeados em 2016.

Este ano falta apenas anunciar o vencedor do Prémio Nobel da Economia, que está marcado para segunda-feira, dia 14. Em 2024 o Nobel da Medicina foi entregue a Victor Ambros e Gary Ruvkun, o da Física a John Hopfield e Geoffrey Hinton, o da Química a David Baker, Demis Hassabis e John M. Jumper, e o da Literatura, a Han Kang.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela