Secções
Entrar

Onze soldados norte-americanos feridos no ataque lançado por Teerão

17 de janeiro de 2020 às 07:37

O comando central das forças armadas norte-americanas contraria assim as declarações do Presidente Donald Trump.

Onze soldados dos EUA ficaram feridos no ataque iraniano à base militar de Ain al-Assad, no Iraque, na semana passada, disse esta sexta-feira o comando central das forças armadas norte-americanas, o que contraria as declarações do Presidente.

"Embora nenhum membro das forças armadas dos Estados Unidos tenha sido morto no ataque iraniano de 08 de janeiro à base aérea de Ain al-Assad, vários deles foram tratados por sintomas de concussão devido às explosões e ainda estão a ser avaliados", afirmou o comandante Bill Urban em comunicado.

"Nos dias seguintes ao ataque, por precaução, algumas pessoas foram transportadas da base aérea de Ain al-Assad, no Iraque, para o Centro Médico Regional em Landstuhl, Alemanha, outros foram enviados para o campo de Arifjan, no Kuwait, para um exame de acompanhamento", disse o porta-voz do comando central dos EUA. Oito pessoas foram transportadas para Landstuhl e três para o acampamento de Arifjan, acrescentou.

Durante a madrugada de 08 de janeiro, Teerão lançou mísseis contra as bases de Ain al-Assad (oeste) e Erbil (norte), onde estão estacionados alguns dos 5.200 soldados norte-americanos, em retaliação pela eliminação do general iraniano Qassem Soleimani. "Nenhum americano ficou ferido nos ataques na noite passada", disse o Presidente dos EUA, Donald Trump, pouco depois num discurso televisionado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela