Sábado – Pense por si

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

16 de janeiro de 2020 às 22:29
As mais lidas

Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, de 63 anos, tomou posse na terça-feira e fez o anúncio esta quinta-feira.

O novo presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou hoje que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país.

Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, de 63 anos, tomou posse na terça-feira e fez o anúncio hoje aos jornalistas.

Giammattei venceu as eleições presidenciais na Guatemala em agosto de 2019 e pouco tempo depois tentou entrar na Venezuela, mas só o conseguiu por ter passaporte italiano.

Alejandro Giammattei sucede a Jimmy Morales e foi eleito sob a promessa de combater a corrupção na Guatemala e lutar contra a pobreza, que tem levado milhares de guatemaltecos a migrar para os Estados Unidos.

Cerca de 60% dos 15 milhões de guatemaltecos vivem abaixo do limiar da pobreza, um nível que o novo presidente espera ajudar a baixar para 25% até 2032.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.