Secções
Entrar

Netanyahu ameaça que cessar-fogo em Gaza não avança sem a lista dos reféns

Diogo Barreto 18 de janeiro de 2025 às 17:40

"Israel não tolerará violações do acordo. A única responsabilidade é do Hamas", acusou o primeiro-ministro israelita, pedindo a lista dos 33 reféns que serão libertados na primeira fase.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, avisou que o cessar-fogo acordado na quarta-feira não avança enquanto o Hamas não avançar com uma lsita de todos os reféns que serão libertados pelo Hamas na primeira fase do acordo. O Hamas rejeita as acusações de que está a tentar minar o cessar-fogo.

AP Photo/Maya Alleruzzo, Pool, File

"Não avançaremos com o acordo até recebermos a lista de reféns que serão libertados, conforme acordado. Israel não tolerará violações do acordo. A única responsabilidade é do Hamas", disse o primeiro-ministro israelita, em comunicado, citado pela agência Reuters.

"O Hamas está a rejeitar partes do acordo alcançado com os mediadores e Israel num esforço para forçar cedências de última hora", acusou o primeiro-ministro israelita na quinta-feira, em comunicado. Segundo Netanyahu o Hamas está a "criar uma crise de última hora, impedindo um acordo". 

"Estamos comprometidos com o cessar-fogo e com o que foi acordado e anunciado pelos mediadores", afirmou Izzat el-Reshiq, alto responsável do Hamas, em resposta. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela